terça-feira, 25 de outubro de 2011

A dificuldade em limparmos nossas consciências

Somos todos filhos de Deus, criados com o fim maior da perfeição moral, mas ainda, é verdade, estamos longe desse ideal. Alguns muitos ainda não acordaram para as verdades espirituais e para esses quase sempre a consciência do certo e errado adormece. Outros tantos finalmente já começam a despertar e, dada a imperfeição dos corações, sofrem diariamente os apontamentos da consciência.

Costumo brincar que a à medida em que estudamos e começamos a absorver em nossas mentes e corações as verdades evangélicas a nossa consciência se parece com uma sirene de polícia: apita a todo momento com sua cor vermelha que chama a nossa atenção. E é verdade, posto que cada vez que inserimos novos conceitos em nossas vidas, e os aceitamos como verdadeiros, estes acabam colidindo com os conceitos cristalizados que carregamos durante anos a fio, até vidas a perder de vista. A água límpida do amor de Cristo cai em nossos vasos sujos e vai lavando-os... aos poucos a água escura dá lugar a uma mais limpa, processo mais ou menos demorado de acordo com nossa vontade e persistência.

E daí vem um certo sofrimento, é verdade. Dor que aparece ao sabermos que algo que fazemos não é o mais adequado para nossas vidas, mas continuamos a fazê-lo;não conseguimos deixá-lo de lado. Mas há um avanço quando ao menos já sabemos que o que fazemos não é o melhor. Desse modo encontramos um pouco de força para barrarmos as más inclinações e tirar de vez de nosso íntimo esses venenos deletérios que tanto nos prendem às regiões menos iluminadas.

Que Deus, em sua infinta e grandiosa misercórdia, possa nos amparar através do concurso dos amigos superiores que tanto nos auxiliam sem nada querer em troca além de nossa felicidade. Que consigamos ter força de vontade, paciência, discernimento, humildade... que saibamos dizer as palavras certas, calar quando necessário, ouvir sempre. Desse modo angariamos forças para passar pelas tribulações, provas e expiações que não são tão íntimas, com a companhia do alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sua participação é muito importante, mas por gentileza evite comentários grosseiros, maldosos ou ataques.