sexta-feira, 6 de maio de 2011

Quem você ama de verdade?

Quem você ama de coração? A mãe, o pai, o irmão? Bem, é fácil falar "eu amo" quando é alguém muito próximo e de quem naturalmente gostamos, concorda? E seria até um absurdo cogitar algo tão natural quanto esse tipo de amor. Mas se somos todos filhos de Deus devemos amar todo mundo, não é o que diz a passagem “amai-vos uns aos outros”? Pois é aí que o bicho pega.

Amar aquele que fala mal de mim pelas costas? Pois é gente... quem disse que ia ser fácil? Mas não há outro jeito de vivermos uma vida de paz e felicidade, pois é isso mesmo que Jesus quer: que amemos todo mundo! Mas esse “amar” não é sair de mãos dadas por aí dando beijinhos, pois sabemos que temos afinidades mais com uns que com outros. Ainda guardamos um significado muito romanceado de amor, mas na verdade pouco entendemos ele ainda. Amar significa também desejar o bem a essa pessoa e respeitá-la. Será que a gente faz isso?

Quem é adolescente está aprendendo a viver a vida agora. E não é fácil conviver com os outros, mas temos que fazer uma forcinha para nosso bem. Se algo nos incomoda é melhor aproveitar agora para resolver o assunto do jeito certo. A vida é igual à escola: se não aprendemos uma lição a gente toma bomba e precisa repeti-la. Então para quê vamos perder tempo se podemos estudar um pouquinho para passar direto? Parece que sentimos prazer em sofrer!

Jesus deixou um manual de instruções fabuloso para nós, o Evangelho. Então que tal aproveitar para aprender um pouco? Não é fácil e nem vamos conseguir melhorar de um dia para o outro, mas é assim que se começa. Quem patina no erro sofre as consequências inevitáveis das Leis Divinas que valem para todos nós. Ninguém nasceu sabendo de tudo, mas Jesus deixou tanta informação boa que só não vê quem não quer. A vida é uma prova que nos cobra todo dia. Então vamos aprender as lições da melhor forma possível. Desejar ao nosso colega aquilo que queremos para nossas vidas é amar também e um bom começo. Experimente!

Texto baseado no capítulo XI, “Amar o próximo como a si mesmo” do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” de Allan Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sua participação é muito importante, mas por gentileza evite comentários grosseiros, maldosos ou ataques.